Thursday, June 03, 2004

Fundação é a melhor defesa da carreira de Vítor Baía



Vítor Baía apresentou esta terça-feira, no auditório do Estádio do Dragão, a Fundação Vítor Baía 99, entidade que visa ajudar as crianças e os adolescentes desfavorecidos. O guarda-redes do F.C. Porto escolheu propositadamente o Dia Mundial da Criança para dar conta à Comunicação Social desta iniciativa.

«Esta era uma ideia que tinha há muito tempo», explicou Vítor Baía, num discurso marcado pela satisfação e pelo orgulho. «Gostei sempre de ser solidário, mas agora posso finalmente saborear este momento especial. Esta talvez seja a minha melhor defesa, o meu melhor jogo ou o meu maior título. Quem me conhece sabe que sempre me preocupei com as pessoas desfavorecidas».

Sem se deter, Vítor Baía deixou mesmo transparecer tudo aquilo que lhe vagueava na alma num evento que jamais esquecerá. «Sinto-me um homem realizado e feliz a nível pessoal e profissional e sei que a minha felicidade tem também a ver com a forma como conseguir retribuir a quem me apoia e gosta de mim. Quero que a fundação seja nacional e que a sua acção não se fique apenas pela cidade do Porto».

Enquanto dá os primeiros passos, a Fundação Vítor Baía 99 já definiu várias iniciativas: venda de títulos de propriedade (um Euro) de uma bicicleta doada à entidade e que visa entrar para o Guiness Book como sendo a bicicleta com mais proprietários, organização de uma semana social com visita a várias instituições de solidariedade, participação num jantar para recolha de fundos, criação de uma bolsa de estudo na área do desporto para jovens de países lusófonos e constituição de um clube de guarda-redes.